terça-feira, 20 de junho de 2017

Conhece-te a ti mesmo


Normalmente atribuída  ao filósofo grego Sócrates  (479-399a.C), a frase "conhece-te a ti mesmo" é,  na verdade, a inscrição  que se via na entrada do Oráculo  de Delfos. Neste local, dedicado a Apolo ( Deus da Luz e do sol), buscava-se o conhecimento do presente e futuro por intermédio de sacerdotisas.
Na filosofia socrática  o " conhece-te a ti mesmo" se tornou uma espécie de referência  na busca na busca não  só  do autoconhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é  o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência,   mais autêntica e  feliz.
Nessa visão, maturidade não  é  um desdobramento natural do tempo vivido, e sim resultado da vontade, do esforço,  de cada de cada indivíduo  em conquistá -la. Exatamente por isso é possível  encontrar pessoas vazias em plena velhice e , ao contrário,  mentes sábias  no auge da juventude.
Como o autoconhecimento não  é  tarefa das mais fáceis, uma parcela significativa da humanidade prefere se debruçar à janela para espionar ou encontrar defeitos no outro. É  muita pretensão  se alguém usar as pessoas como alvos de seu olhar e sua língua quando pouco ou quase nada  sabe de si mesmo!
S.M


          Imagem, Mafalda e Quino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Bizarra Estória de Sodoma e Gomorra - Ló e Suas Filhas

Para o deus dos judeus, todo povo que cultuava e adorava outras divindades, tinham costumes e culturas diferentes, mereciam perecer, ter...