sábado, 17 de junho de 2017

BERNARDO GUI - O PIOR INQUISIDOR DA IGREJA CATÓLICA

Bernardo Gui - (1261 ou 1262 — 30 de Dezembro de 1331) - Royères, França

Foi um inquisidor da Ordem Dominicana, que atuou na Baixa Idade Média durante a Inquisição medieval. Bernardo Gui, que inclusive foi bispo de Lodève e um dos escritores mais prolíficos de seu tempo. Poderoso,  influente em sua época, passou a ser um dos nomes mais temidos, odiados e respeitados, dentro e fora da Igreja, porquê também defendia seus ideais com ferrenha voracidade e violência, inquirindo contra os condenados por Heresia, com métodos variados de torturas, com as bênçãos do Papa Clemente V, entre 1307 e 1323. Sob seu júri, corpos ardiam sobre a fogueira ardente, enquanto outras pessoas eram torturadas, nas mais dolorosas formas de castigos... Com toda a certeza, Bernardo Gui, foi o mais cruel, desumano e maldoso Inquisidor da Igreja Católica.

Deixou escrita sua Obra:

Liber Sententiarum Inquisitionis ("Livro das Sentenças da Inquisição"): espécie de "manual do inquisidor", onde era ensinado como obter confissões de suspeitos, através dos mais variados e cruéis métodos de torturas.

No livro, O Nome da Rosa,  de Umberto Eco, retrata Bernardo Gui, como um dos personagens da história... E, em 1986, o filme com o mesmo nome, trouxe o personagem nefasto, interpretado pelo ator F. Murray Abraham.

Renan Nassif_________©


Um comentário:

A Bizarra Estória de Sodoma e Gomorra - Ló e Suas Filhas

Para o deus dos judeus, todo povo que cultuava e adorava outras divindades, tinham costumes e culturas diferentes, mereciam perecer, ter...