quarta-feira, 21 de junho de 2017

Aleister Crowley - Raul Seixas e Sociedade Alternativa

Para quem conhece um pouco da História e obra do inglês, Aleister Crowley.
Nascimento: (Royal Leamington SPA, 12 de outubro  1875)
Falecimento: (Hastings -Inglaterra, 1 dezembro  de 1947)

Um dos maiores ocultistas da Era Moderna, ele, que escreveu o: "O Livro Da Lei", e que se intitulava  'A Besta 666'... Participou  da Ordem Hermética Aurora Dourada, foi co-fundador de Ordens Iniciáticas e Ocultistas, como:  A∴A∴ .  Fundador da Ordem Iniciática Thelema, que não se destoa em muitos rituais e preceitos  da Maçonaria, Rosa Cruz entre outras.

Aleister Crowley, que para a maioria dos religiosos, representava a personificação do demônio na terra, para outros é considerado um gênio, e grande mestre ocultista.
Embora sua vida tenha sido envolta em exageros,  em álcool e rituais sexuais e toda espécie de prazeres da vida... Deixou sua Obra, que até nos dias  de hoje, é capaz de  influenciar pessoas pelo mundo.
Não foi diferente com Paulo Coelho e Raul Seixas que estavam nitidamente, sendo influenciados pelo ocultismo e Obra de Crowley, bem se nota, nas músicas famosas que compulseram: "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" "Gita" a influência ocultista, mais outra que deixa claro preceitos de  ocultista de  Crowley: "Faça oque quiseres há de  ser tudo da lei".
 Raul Seixas, nos anos 70, juntamente com Paulo Coelho, dá início à divulgação da  Sociedade Alternativa, uma espécie de Ordem Filosófica, até  na música intitulada do mesmo nome :  "Sociedade Alternativa", onde várias frases escritas por Crowley no Livro da Lei, são citadas. Uma das mais conhecidas: "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei".
 E ainda no fim da música, composta por Raul e Paulo em 1974, Raul diz: "O número 666 chama-se Aleister Crowley."


Fica a impressão que por alegar  a liberdade quase que total  nessa filosofia, eles criaram uma Utopia... Uma grande confusão, que nem mesmo quem dizem seguir entende, e  conseguem explicar. Penso, que Raul Seixas e Paulo Coelho,  se influenciaram mais  com o modo de vida  abusivo e liberal de Crowley, do que propriamente em seus preceitos filosóficos.
 A Sociedade Alternativa é uma utopia. Que por carência filosófica, e apelo liberal exacebardo, torna-se incompleta e obsoleta.

 Axioma da Sociedade Alternativa: "Sociedade alternativa, Sociedade novo aeon, É um sapato em cada pé, É direito de ser ateu, Ou de ter fé, Ter prato entupido de comida, Que você mais gosta, É ser carregado, ou carregar gente nas costas, Direito de ter riso de prazer, E até direito de deixar, Jesus Sofrer"





Renan Nassif_____________©

Giordano Bruno




Filippo Bruno, mais conhecido como Giordano Bruno, foi filósofo, astrônomo e matemático. Nasceu na cidade de Nola, uma província localizada em Nápoles, Itália, no ano de 1.548. O nome Giordano lhe foi dado quando ingressou no convento de São Domingos, mesmo convento em que foi ordenado sacerdote, em 1.572.
Giordano Bruno começou  a ter diversos problemas com superiores ainda no convento. Em 1.567, foi iniciado um processo contra Giordano, por insubordinação, porém esse foi logo suspenso. A grande visão de Bruno e sua percepção dos erros do pensamento intelectual da época em que vivia, fizeram com que em 1.576, tivesse de sair de Nápoles para Roma, pois estava sendo perseguido. Depois, teve de fugir novamente, porém o destino desta vez o levou à Suíça, onde freqüentou locais calvinistas. Passou-se pouco tempo para concluir que o pensamento sobre teologia que tinham os protestantes era tão retrógrado quanto o dos católicos.

Em 1579, Bruno mudou-se para França, e pouco depois de chegar, atraiu a simpatia do rei Henrique III. Na década seguinte, Giordano mudou-se para Inglaterra, porém entrou em atrito com professores de Oxford. Voltou por um curto tempo para a França, e, depois, foi para Alemanha protestante onde viveu com luteranos. Recebeu então um convite para ensinar as artes combinatória e mnemônica ao veneziano Giovanni Mocenigo. Giordano aceitou o convite, e foi á Itália em 1.591. Neste mesmo ano, Mocenigo se decepcionou com Giordano, pois desejava que ele lhe ensina-se a arte da magia, com a finalidade de adquir, através da magia, riquezas e poder.Como Giordano se recusou a ensiná-lo, Mocenigo o trancou em um quarto e o denunciou ao Tribunal da Inquisição.

No ano de 1.591,começou o processo de Giordano e,em 1593, ele foi transferido a Roma onde se deu continuidade ao processo. As principais acusações contra ele eram as seguintes:

- Defender a tese do astrônomo alemão Johannes Kepler (1.571–1.630) de que a Terra girava em torno do Sol.
- Defender o uso da magia.
- Defender que Jesus Cristo não fez milagre algum e sim magia.
- Pregar que todos progrediam, sendo que até os demônios eram salvos.
- Acusar a Igreja de promover a ignorância de seus fiéis, para que estes permanecessem como “asnos”.

Depois de diversas tentativas, de convencê-lo a se retratar sobre suas teses mais revolucionárias, Giordano Bruno foi condenado à fogueira, em 16 fevereiros de 1.600, sob a acusação de heresia, e por seu pensamento e suas idéias irem contra a Igreja Católica. Segundo historiadores, ao ouvir sua sentença...
Giordano Bruno disse a seus algozes: "Vocês pronunciam esta sentença contra mim com um medo maior do que eu sinto ao recebê-la".

Giordano Bruno morreu, queimado na Fogueira da Inquisição Católica... Mas não renegou seu ponto de vista e nem mesmo a Morte foi capaz de fazê-lo mudar de idéia... Um verdadeiro mártir.

Renan Nassif_____________©

terça-feira, 20 de junho de 2017

Uma Mulher Cristã Não Pode Ser Feminista - Uma Mulher Feminista Não Pode Ser Cristã.



Fiz esse texto com muito carinho para todas as minhas amigas, me debrucei sobre os versículos da bíblia, para expor os argumentos, deveres e recomendações, sobre como deve ser o comportamento da mulher na sociedade, família e na Igreja segundo a bíblia.
Vamos à eles :

Colossenses 3,18: Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor.

Coríntios 11,3: A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.

Coríntios 11,9: O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

Coríntios 14, 34-35: Que as mulheres fiquem caladas nas assembléias, como se faz em todas as igrejas dos cristãos, pois não lhes é permitido tomar a palavra. Devem ficar submissas, como diz também a lei. Se desejam instruir-se sobre algum ponto, perguntem aos maridos em casa.

Deuteronômio 22, 13-15: Se um homem se casa com uma mulher e começa a detestá-la depois de ter tido relações com ela, acusando-a de atos vergonhosos e difamando-a publicamente, dizendo: ‘Casei-me com esta mulher mas, quando me aproximei dela, descobri que não era virgem, o pai e a mãe da jovem pegarão a prova da virgindade dela e levarão a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso.

Deuteronômio 22,20-21: Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte.

Deuteronômio 24, 1: Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade

Eclesiástico 25, 24: Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos.

Eclesiástico 42, 14: É melhor a maldade do homem do que a bondade da mulher: a mulher cobre de vergonha e chega a expor ao insulto.

Eclesiástico 9, 2: Não se entregue a uma mulher, para que ela não o domine.

Entendam uma coisa, se você é Cristã, pare imediatamente de querer lutar por igualdade ou direitos iguais ao homem. A palavra do seu Deus Cristão, manda você ser submissa e uma escrava dos homens... Você não pode falar na Igreja, nem em público, se quer aprender alguma coisa, pergunte ao seu marido, porque calada você já é errada e a culpada por existir a morte. É sério, tá na Bíblia !

Agora, se você for uma Feminista, que apóia direitos iguais entre homens e mulheres, você está indo contra a Bíblia e a palavra de Deus, então automaticamente se torna uma Herege, chegamos no ponto crucial, se você acredita no Deus da Bíblia, e no oque está escrito nela, você tem que ser Submissa e ser a escrava dos homens e de boca fechada.
Agora, se você acredita, que homens e mulheres, devem ter os mesmos direitos e deveres, não pode seguir a Bíblia, não seja hipócrita, pois lutar por direitos iguais entre homens e mulheres, é Heresia, e uma luta das mulheres que cansaram de ser tratadas como um lixo desprezível !
E segundo a Bíblia  o Deus nåo aceita mulheres que lutam ou questionem sobre seus direitos.

Escolha logo, e pare de ser indecisa, ou seja uma mulher que é forte e capaz, dona da sua própria vida ou seja uma escrava coitada, dominada, submissa e trouxa.

A escolha é sua.







25/12/16 - Todos os direitos reservados

Renan Nassif_________©

Transeuntes



Eles vêm e vão, num fluxo permanente,
Andam para lá e para cá,
Seus pensamentos e planos, 
Ou pouca coisa em mente,
Outros entregam, uns irão buscar.
Estranhos, num passeio apressado,
Fone em ouvidos, alguns de bermudas,
Tantos  mais  de casacos.
Caminham indo ao encontro das coisas deles,
Cada um com seu objetivo... 
Uns querem drogas, outros grana,
Ou quiçá, um simples abrigo.
Cidade grande, gente estressada !
Saltando divisória do cimento da calçada,
Com raiva, agonia, tristeza, felicidade... Estampada em cada  cara.
Povo sofrido, percorre grandes distâncias,
Simplesmente por buscar seu meio de sobrevivência,
Eles também têm sonhos, 
Mas a realidade atravessa-lhes,
Sem nenhuma coerência.
De tanta pressa, esbarra num  deles,
Uma trombada estratégica,
E lá se foi, mais um celular, 
Ou carteira que estava no bolso daquele.
Uns andam vendendo, outros andam pedindo.
E quantos andam bebendo ?
Tem transeunte que parece fixo...
Repare aquele, que usa um livro,
Da estória do homem do crucifixo,
Um movimento poluído, gritaria, xingamentos, ponta de cigarros jogadas ao chão,
Cadeirantes, pedestres,
Ainda, as vezes ciclistas,
Uns invadem o espaço dos outros, maior confusão.

Renan Nassif ©



Imagem, escultura: Os transeuntes, Wroclaw, Polônia.

A Imortalidade



Recentemente, li um artigo muito interessante sobre a Imortalidade.
Embora seja fruto da cobiça humana desde as mais remotas eras, a imortalidade foi buscada e desejada, por todas as civilizações, mumificação de corpos no Egito, e de Budistas, na Ásia e em outros lugares, são apenas exemplos de uma espera humana por ter a vida eterna.
Bem, precisamos falar também em teorias religiosas, sobre reencarnação e ressurreição, Inferno e Paraiso, sempre visando um tipo de imortalidade.

Mas poucos de nós, sabemos que a imortalidade existe na natureza.
Por exemplo, um peixe do Pacífico conhecido como rockfish, e de duas espécies de tartaruga, a Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta (ambas da América do Norte). Esse segundo grupo tem o que a ciência chama de “envelhecimento desprezível”. Suas células ficam sempre jovens, por motivos que a ciência ainda quer descobrir.

E caso descubramos, vamos querer aplicar isso na medicina humana.
Aí que está o grande dilema, a Imortalidade é mesmo benéfica ao ser humano ?
Vejamos, temos 7 bilhões de pessoas no nosso Planeta, um terço desse montante, vive na mais absoluta miséria, nem ao menos tem oque comer.
Imagine nossa espécie, ploriferando sem o ciclo de vida e morte, apenas crescendo a população.
Chegaria ao limite em poucas gerações, e o Controle de Natalidade, Esterilização, Genocídio em Massa, seria necessário.
E quem seriam os eliminados por "excesso de contigente" ?

E o pior, quem seriam os Imortais quais seriam os critérios  ? 

Bem... Na minha humilde opinião, a imortalidade humana seria algo bom pra pouca gente, mas penoso para a maioria das pessoas.

E seria um inferno, imagine tanta gente ruim imortal ?

Sem mais... 


 Renan Nassif__________©

Conhece-te a ti mesmo


Normalmente atribuída  ao filósofo grego Sócrates  (479-399a.C), a frase "conhece-te a ti mesmo" é,  na verdade, a inscrição  que se via na entrada do Oráculo  de Delfos. Neste local, dedicado a Apolo ( Deus da Luz e do sol), buscava-se o conhecimento do presente e futuro por intermédio de sacerdotisas.
Na filosofia socrática  o " conhece-te a ti mesmo" se tornou uma espécie de referência  na busca na busca não  só  do autoconhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é  o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência,   mais autêntica e  feliz.
Nessa visão, maturidade não  é  um desdobramento natural do tempo vivido, e sim resultado da vontade, do esforço,  de cada de cada indivíduo  em conquistá -la. Exatamente por isso é possível  encontrar pessoas vazias em plena velhice e , ao contrário,  mentes sábias  no auge da juventude.
Como o autoconhecimento não  é  tarefa das mais fáceis, uma parcela significativa da humanidade prefere se debruçar à janela para espionar ou encontrar defeitos no outro. É  muita pretensão  se alguém usar as pessoas como alvos de seu olhar e sua língua quando pouco ou quase nada  sabe de si mesmo!
S.M


          Imagem, Mafalda e Quino.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

As Causas Da Primeira Guerra Mundial



O estopim para o conflito travado entre 1914 e 1918 foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.
O arquiduque e sua esposa, Sofia, foram mortos em Sarajevo, na província da Bósnia, no dia 28 de junho de 1914 por um ativista sérvio.
Ele era herdeiro do trono austro-húngaro, um império que cobria as atuais Áustria e Hungria, além de partes da Romênia, República Checa e Eslováquia, entre outras regiões. Tanto se fala, que essa foi a causa da guerra, mas na época, a Alemanha, tinha rixas com Inglaterra e França, e a Rússia se aliou à Sérvia, e proclamava a Independência das províncias austro-húngaro.
Os alemães deram o troco e declaram apoio ao império que perdeu seu herdeiro. A partir daí, franceses, ingleses e turcos também tomaram partido na coisa. De um lado, ficaram os Aliados: Inglaterra, França, Itália, Estados Unidos, Sérvia e Rússia; do outro os impérios centrais: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Turco-Otomano e Bulgária. A guerra só cessaria em 1918, com a vitória dos Aliados, e após a morte de pelo menos 15 milhões de pessoas.




Renan Nassif_______©

Jesus Cristo - O Ídolo Pagão



Muitos sabem da estória do Jesus Bíblico, mas poucos sabem oque ele representa.

Jesus é um ídolo Solar, um símbolo pagão, Jesus representa o Sol, não é mera coincidência, que é chamado entre outros títulos o de: "Luz Do Mundo" "O Salvador"... Claro, ninguém vive sem o Sol, portanto realmente o Sol é o fator primordial para a vida.

Vamos entrar na Seara simbólica da imagem e vida de Jesus, e fazer as analogias.

1- Jesus e os 12 apóstolos

Jesus o Líder supremo, representa o Sol, os Doze apóstolos, ao redor dele, representam cada um uma Constelação do Zodíaco, e cada mês do Ano.
No calendário Solar, cada mês é representado com um Signo, Áries, peixes, Libra, etc... E não só isso, cada Era representa um símbolo ou Signo do Zodíaco, e na época de Jesus, a Era era representada como a Era de Peixes, e ainda estamos nela.
Logo mais, teremos a era de Aquarius, representada com um Homem despejando Água de um Cântaro, inclusive, na própria Bíblia tem versículos em que Jesus menciona essa Era, vejamos:

“Jesus enviou Pedro e João, dizendo: ‘Vão preparar a refeição da Páscoa’. ‘Onde queres que a preparemos?’, perguntaram eles. Ele respondeu: ‘Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos?’ Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos’. Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa.” (Lc 22:8-13).

Observação : "Fato curioso, pois naquela época, as mulheres que carregavam água de um lado para o outro. Deixa claro que estavam se referindo à próxima Era a de Aquarius".

2-A Cruz

 A cruz significa não só um aparelho de tortura, seu simbolismo é mais amplo, suas duas linhas retas uma horizontal e outra vertical, significam o movimento dos Solstícios de Inverno e Verão.
De forma que a Cruz representa o movimento do Sol, ao colocar um circulo no centro da Cruz, se divide em quatro partes, que representa, as quatro estações do ano.

3- Os três Reis Magos

Os 3 reis magos, nada mais representa do que a constelação de Órion, aquelas três estrelas alinhadas, que no Brasil e Portugal chamam de "Três Marias".
Na Astrologia, eles sabiam a data que essa constelação seria alinhada à outro astro, a Estrela de Belém.
Belém, que em tradução do hebraico, significa:  Casa do Pão.

Jesus é um ídolo Solar Pagão, uma figura antropomórfica, concebida pelo Imperador Constantino... Todos os símbolos e datas pagãs, desde os primórdios, estão inseridos no Cristianismo, e consequentemente no Catolicismo.


Renan Nassif - 31/03/2017

DESCONSTRUINDO FALSOS PROFETAS - Chico Xavier


Chico Xavier, foi um líder espírita, que teve a vida dedicada aos ensinamentos do espiritismo kardecista, tendo escrito diversas obras literárias. Obras essas segundo ele escrita através de Psicografia, fenômeno descrito como uma entidade ou espírito de um morto, que se comunica com o escritor.

Li alguns livros de Chico Xavier, e em um deles onde descreve sua infância pobre, perde a mãe bem novo, e tendo que conviver com uma madrasta severa e cruel.
Relata, que por diversas vezes, quando criança, sua madrasta cravava- lhe garfos em sua barriga, Chico, com medo e aterrorizado, se recolhia aos pés das bananeiras e rezava, então o espírito de sua mãe aparecia e lhe confortava.
 Outra vez, uma amiga da madrasta disse que o filho dela estava com uma ferida na perna, e contou que só havia um jeito de curar, se uma criança lambesse a ferida durante sete sextas feiras seguidas. Chico foi o escolhido pra fazer o trabalho nojento.

Agora vamos pensar juntos, uma criança que sofre essas violências, esses traumas, qual a chance de desenvolver fuga da realidade e se tornar um adulto com problemas mentais ? É bem grande com certeza !
Chico Xavier, não tinha nenhuma mediunidade, ele era um doente mental esquizofrênico.

Além do mais, por detrás de sua condição de ajudador e filântropo, tinha um homem mentiroso, capaz de inventar truques para então ludibriar as pessoas.

Como a foto mostra, Chico ao lado de uma entidade materializada, e com um homem de boca aberta expelindo ectoplasma, que na verdade se trata de uma mulher de branco e um homem com papel higiênico, simulando ser a matéria ectoplasma, que os espíritas julgam ser o alimento dos espíritos e entidades.

Chico Xavier era um homem talvez com boas intenções, mas como todo charlatão e esquizofrênico, mentia demais !

Renan Nassif__________© 11.12.2016

Não Tenho Mais Medo



Não tenho medo do inferno, não tenho medo do seu Deus,
Também não temo o Diabo, porque simplesmente sou ateu,
Não creio nas religiões, seitas ou doutrinas,
Pra mim tudo isso, é como o composto, dispensado nas latrinas !
Não vou me submeter à adorar oque não existe,
Não me venha, com sua bíblia, suas afirmações ou seus palpites,
Sua crença já provou, que por ela muitos sofreram,
Escravizando mentes, muitos humanos pereceram,
Iludindo gerações, através do nefasto cotidiano,
Prometendo paraíso, para aqueles que os obedecem,
Uma mentira bem contada, através de várias preces,
Lavagem cerebral, ídolos, santos e mártires,
Para dizer que são divinos, outra mentira à parte,
Somos todos iguais, ninguém é melhor que ninguém,
Jesus não fez milagres, e nenhum santo também,
Já chega de tanta falsidade, que engana o nosso povo,
Não permitiremos, que a Era Das Trevas, de alguma forma,
Retorne de novo !

Renan Nassif_______________©

O Julgamento de Deus e o Diabo.



O Ministério Humanista, aceita a denúncia contra o Senhor Deus pelos diversos crimes praticados contra a humanidade, bem como acolhe a denúncia contra o Diabo, que entendemos ser co-autor e cúmplice nas diversas Práticas  Crimininosas apuradas.

Denúncias partidas
de Adão e Eva, População da Idade do Bronze, do Oriente Médio, África.

O Julgamento começa tendo o Júri composto por Cientistas, Professores, Médicos, Pessoas Comuns, Juristas, Crentes, Ateus e Agnósticos.

O Juiz chama primeiro o Réu, Deus, lê as acusações e lhe pergunta se o mesmo entende as acusações contra Ele.

Com sinal positivo, Deus dá a resposta, que sim, está ciente.

O Juiz pergunta para o Réu :
- Senhor Deus, mesmo sabendo que Adão e Eva, eram inocentes, e débeis, porquê deixou que o Diabo, os tentassem a comer o fruto proibido, com o agravante de ser omnisciente e saber no oque resultaria ?

Deus: - Bem, eu fiz tudo, tenho direito de observar e me divertir com as coisas que faço.

Juiz: - Então o senhor admite que sabia que Adão e Eva "pecariam"?

Deus: - Claro.

Juiz: - Em relação ao Dilúvio e a Arca de Noé, não teria outra solução para o problema que não fosse matar todos e deixar apenas a família de Noé viva?

Deus: - Lógico que eu poderia resolver de outro modo, mas eu gosto de emoção, e adoro punir aqueles que me desobedecem.

Juiz: - No caso de Jesus, que é seu filho, porquê entregou o mesmo em sacrifício para salvar a humanidade ?

Deus: - Olha, meu filho foi feito pra isso, sofrer as torturas e morrer, para eu parecer bom e piedoso para os humanos, e salvá-los do Inferno que eu mesmo criei para eles.

Juiz: - O Senhor Deus, diz que ama os humanos, mas os obrigam à adorá-lo, sob pena de mandá-los para  inferno eternamente, diz dar o Livre - Arbítrio, mas não respeita as escolhas, está claro, que foi conivente com o Diabo, na tentação dos humanos, traiu Jó que foi sempre fiél às suas ordens, sendo cúmplice e permitindo que o Diabo, destruísse a vida de jó e matasse seus filhos e esposa.
Além do mais, o Senhor, admite ter falhado como Deus e ser incompetente nas vezes que tentou resolver os problemas  da humanidade?

Deus: - Fiz tudo isso porque eu sou o Deus e faço todas as coisas, e admito, toda vez que  tentei resolver, deu errado.

O Juiz, pede para que o Réu se levante, e se retire do plenário, chamando o outro Réu, o Diabo.

O Juiz outra vez, lê as acusações contra o Réu e pergunta se  o mesmo entende... Logo o Diabo faz sinal positivo.

O Juiz lhe pergunta: - Senhor Diabo, admite ter tentado Eva e Adão no Paraíso ?

Diabo: - Sim ! Eu tinha que ajudar aqueles imbecis inocentes, afinal, eles não sabiam de nada, eu quis dar-lhes conhecimento, pois acredito que privar os seres humanos de entender as coisas é Maldade e Injustiça.

Juiz: - Senhor Diabo, é verídica a estória que destruiu a vida e matou familiares de Jó ?

Diabo: - Sim, eu fiz isso, porque não entendia como uma pessoa podia ser tão idiota a ponto de ser capacho fiél de Deus, no fim, prestei outro serviço senhor excelentíssimo Juiz.

Juiz: - Que serviço Diabo ?

Diabo: - Ah, mostrei para os humanos, como Deus trata quem é realmente fíel à Ele, sendo fiél à Deus, não é garantia de Bênçãos, Jó sofreu apenas por  ser fiél à Deus.
                   
O Juiz, pede que o Deus volte ao plenário e  sente-se ao lado do Diabo.

Pede para que o Júri se reúna numa sala, e decida as sentenças e punições contra os Réus.

Depois de algum tempo, num envelope lacrado, o Juiz recebe a Sentenças dos Réus, e profere a Sentença do primeiro Réu, Deus.

E  lê em voz  alta: - O Tribunal Humanista, acata a decisão do Júri e condena o Réu Deus, pelos crimes de Massacre, Injustiça, Imperfeição, Irresponsabilidade, Conivência, Crueldade, Associação Criminosa, Infanticídio, Chacinas, totalizando uma pena perpétua de doação de bênçãos, e exílio para outro universo, para reabilitação na escola de Deuses.

Quanto ao Diabo, foi absolvido pelo júri, no  crime de tentação de Adão e Eva, o Júri entendeu que , o Diabo ajudou o casal na ocasião. No crime de chacina contra a Família de Jó, o Júri o condena por Associação Criminosa com o Réu Deus, e Homicídio, e entende que o Réu, prestou o serviço de  mostrar a crueldade de Deus para quem é fiél ao mesmo. Sua punição será ajudar a Humanidade,  até que outro Deus ou a Humanidade possam chegar à perfeição.

Renan Nassif__________©

PLÁGIO DO PENTATEUCO JUDAICO/ VELHO TESTAMENTO ÀS TÁBUAS SUMÉRIAS



Em meados do século XIX, após a descoberta na antiga cidade de Nínive da biblioteca do imperador assírio Assurbanípal (668-627 a.C.), o mundo redescobriu pela Arqueologia, as Tábuas de Argila, do Povo Sumério, antiga civilização  da Mesopotâmia, hoje Iraque... Para o espanto da classe estudiosa, essas Tábuas, foram traduzidas da linguagem Cuneiformes, (Caracteres Sumérios)... Durante a tradução desse grande material, se depararam com Lendas, e Mitos, que deram origem ao Pentateuco Judaico, e Velho Testamento Bíblico, com estórias incrivelmente semelhantes ao Gênesis bíblico.

As semelhanças narrativas encontradas entre Epopéia de Gilgamesh e o Livro do Gênesis iniciam-se logo nos primeiros versículos da bíblia, ou seja, na criação do homem. O povo de Uruk, descontente com a arrogância e luxúria do rei Gilgamesh, exige dos seus deuses a criação de um homem que fosse o reflexo do rei, e tão poderoso quanto ele para que pudesse enfrentá-lo e redimi-lo. O deus Anu, ouvindo o lamento da população, ordenou a Aruru, deusa da criação, que fizesse Enkidu:
“A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu”.(SANDARS, 1992, p. 94).
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.(GENESIS, cap. 1, ver. 26).
“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.(GENESIS, cap. 2, ver. 7).
Enkidu foi criado inocente, longe da malícia da civilização, vivendo entre as criaturas selvagens e compartilhando a natureza com elas:
“Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água”.(SANDARS, 1992, p. 94).
“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. (GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).
O rei Gilgamesh, sabendo da existência de Enkidu, incube uma missão a uma das prostitutas sagradas do templo da deusa Ishtar (deusa do amor e da fertilidade): seduzir Enkidu e trazê-lo para dentro das muralhas de Uruk. Enkidu deixou-se seduzir pela rameira e perdeu sua inocência, além de seu poder selvagem, tornando-se conhecedor da malícia do homem. Arrependido, lamenta-se, mas a rameira consola-o enfatizando as vantagens desta nova vida que está por vir:
“Enkidu perdera sua força pois agora tinha o conhecimento dentro de si, e os pensamentos do homem ocupavam seu coração”.(SANDARS, 1992, p. 96).
“Olho para ti e vejo que agora és como um deus. Por que anseias por voltar a correr pelos campos como as feras do mato?” (SANDARS, 1992, p. 99).
“Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (GENESIS, cap. 2, ver. 5).
Nesta comparação com a tentação no Éden, não identificamos diretamente os fatos, mas sim, as idéias. A prostituta sagrada, condenada também em outros livros da bíblia, pode ser compilada como o fruto proibido, a serpente e a própria Eva, com o poder de seduzir o homem e tirar sua inocência com falsas promessas.

Representação de Gilgamesh e Enkidu.

Enkidu, já na cidade de Uruk, enfrenta o rei Gilgamesh em combate. Vencendo-o, é reconhecido pelo rei como irmão, pois este jamais havia enfrentado alguém com tamanha força. Formando-se então uma grande amizade que protagoniza grandes aventuras e tragédias ao longo da epopéia.
Gilgamesh e Enkidu partiram então para a floresta de cedros (provavelmente, o atual Líbano), onde enfrentaram o monstro Humbaba, a sentinela da floresta.

Este se irrita com Enkidu, por profanar a floresta sagrada dos cedros inferiorizando-o e humilhando-o com palavras semelhantes às palavras de Deus, ao condenar o homem por comer do fruto proibido. Novamente não vemos relação direta entre os fatos, mas uma linha comum de pensamento é verificada entre os textos onde, a profanação e a desobediência são punidas com a servidão:
“… tu, um mercenário, que depende do trabalho para obter teu pão!” (SANDARS, 1992, p. 119).
“… maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida”.(GENESIS, cap. 3, ver. 16).
“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado”.(GENESIS, cap. 3, ver. 19).
Os heróis, com a ajuda de Shamash (deus sol, protetor de Gilgamesh), matam o monstro Humbaba cortando-lhe a cabeça. Fato que irritou o poderoso Enlil (deus da terra, do vento e do ar universal), que exigiu a vida de um dos heróis pelo insulto.

A deusa Ishtar, vendo a força e beleza do herói, apaixona-se por Gilgamesh que a despreza, provocando a cólera da deusa. Então, Ishtar enviou a terra, um monstro com a missão de destruir o herói: o Touro Celeste. Mas a dupla de heróis novamente é vitoriosa. Então, Enkidu zomba da deusa derrotada atirando-lhe pedaços do touro mutilado. Enlil enfurecido com a atitude do mortal decide enfim qual dos dois heróis deverá morrer. Enkidu então adoece e, sucumbindo à doença, impulsiona o rei Gilgamesh a sua missão final: a busca da imortalidade.

A primeira semelhança encontrada pelos tradutores das tábuas em escrita cuneiforme é a mais impressionante. Foi a mola propulsora de toda a discussão sobre a veracidade dos textos bíblicos, pois a descrição do dilúvio não só é a mais bem conservada tábua de toda a epopéia, mas a mais rica em detalhes e semelhanças com a descrição no Gênesis. Além de que, outras narrativas do dilúvio foram encontradas em forma de poemas isolados e com outros personagens, como as tábuas de Atra-Hasis, a Epopéia de Erra, e os textos do rei Ziusudra9.
Na epopéia, Gilgamesh parte em busca da imortalidade, e para isso, precisa obter este segredo dos deuses com o imortal Utnapishtim (Noé do Gênesis).
Para encontrar o imortal, Gilgamesh enfrentou uma longa jornada, cheia de perigos e provações. Ao encontrar Utnapishtim, ouve que este não poderá lhe tornar imortal, mas poderá revelar ao herói como se tornara um e conta do dia em que os deuses, desgostosos com a sua criação (a humanidade), resolveram eliminá-la da terra:
“Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.’ Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana”.(SANDARS, 1992, p. 149).
“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.(GENESIS, cap. 6, ver. 5).
“A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”.(GENESIS, cap. 6, ver 11).
“Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.(GENESIS, cap. 6, ver 7).
Ea (deus da água doce e da sabedoria, patrono das artes e protetor da humanidade), avisa Utnapishtim em um sonho das intenções de Enlil e orienta-o de como sobreviver à catástrofe que estaria por vir:
“... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”.(SANDARS, 1992, p. 149-151).
“Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento, de cinqüenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro”. (GENESIS, cap. 6, ver 14-16).
“… entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo”.(GENESIS, cap. 6, ver. 18).
Enlil então envia uma tempestade de grandiosas proporções, fazendo com que toda a terra desaparecesse sobre as águas:
“Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(...) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra.” (SANDARS, 1992, p. 151-153).
“… nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as portas do céu se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites”.(GENESIS, cap. 7, ver. 11-12).
E toda a humanidade foi exterminada:

“… agora eles (humanos) flutuam no oceano como ovas de peixe”. (SANDARS, 1992, p. 152).
“Assim foram exterminados todos os serem que havia sobre a face da terra …” (GENESIS, cap. 7, ver. 23).
Com o passar dos dias, a tempestade ameniza-se e o dilúvio começa a serenar:

“Na alvorada do sétimo dia o temporal vindo do sul amainou; os mares se acalmaram, o dilúvio serenou”.(SANDARS, 1992, p. 153).
“Deus fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas. Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva do céu se deteve”. (GENESIS, cap. 8, ver. 1-2).
Após a calmaria do grande oceano que se formara, Utnapishtim solta uma pomba para ver se há terra firme para que então possa desembarcar:

“Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco”.(SANDARS, 1992, p. 153).
“Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca, e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas sobre a terra. Depois soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra; mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias, e de novo soltou a pomba for a da arca. A tarde ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda mais sete dias, e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele”.(GENESIS, cap. 8, ver. 6-12).

Após a bonança, já em terra firme e grato ao deus Ea por ter lhe salvo a vida, Utnapishtim prepara um sacrifício aos deuses:
“Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses”.(SANDARS, 1992, p. 153).

“Então Noé removeu a cobertura da arca, e olhou, e eis que o solo estava enxuto”.(GENESIS, cap. 8, ver 13).

“Levantou Noé um altar ao Senhor, e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.(GENESIS, cap 9, ver 20).
Enlil, furioso com Ea por ter permitido que um humano sobrevivesse e conhecendo o segredo dos deuses, viu-se sem alternativa que não a de transformar Utnapishtim em um imortal, para que sua maldição de que nenhum mortal sobrevivesse se completasse.
Gilgamesh desapontado por não ter tido sucesso em busca da imortalidade, prepara seu retorno para Uruk, mas é abordado pela esposa de Utnapishtim que, compadecida com o fracasso do herói, revela-lhe o segredo da imortalidade em que, nas profundezas do mar, havia uma planta maravilhosa, e quem a comesse, seria eternamente jovem. O herói então mergulha no mar profundo, ferindo-se, mas obtendo a tão desejado segredo.

Tomado de rara compaixão, Gilgamesh decide não comer sozinho o maravilhoso fruto, mas sim dividi-lo com os anciãos da cidade de Uruk. No retorno para casa, Gilgamesh é surpreendido por uma serpente marinha que lhe rouba a flor, perdendo para sempre o segredo da imortalidade:
“Se conseguires pegá-la (a planta sagrada), terás então em teu poder aquilo que restaura ao homem sua juventude perdida. (…) Vem ver esta maravilhosa planta. Suas virtudes podem devolver ao homem toda a sua força perdida. (...) mas nas profundezas do poço havia uma serpente, e a serpente sentiu o doce cheiro que emanava da flor. Ela saiu da água e a arrebatou”.(SANDARS, 1992, p. 160).
Apesar dos fins da ação de comer o fruto sejam diferentes (a morte e a imortalidade), podemos fazer uma analogia da função da serpente em roubar a imortalidade do homem: sendo tirando-lhe a oportunidade da vida eterna pela sua obtenção, como na Epopéia de Gilgamesh; sendo condenando-lhe a morte pela cessão do fruto ao homem, como no livro do Gênesis. Gilgamesh então ficou desolado e abatido, pois além de fracassar em sua missão, perdera para sempre o irmão Enkidu, restando-lhe apenas, melancolicamente esperar o dia de sua morte chegar.

No livro do Gênesis, não encontramos somente semelhanças com a Epopéia de Gilgamesh, mas com outros textos antigos, como o sumeriano Mito de Dilmum onde o deus Enki, o senhor das águas profundas e do abismo que suporta a terra; e Nintu, a virgem pura, deusa que presidia aos partos; habitavam sozinhos num mundo cheio de delícias sem que nada existisse além do par divino, caracterizando uma descrição muito semelhante do que seria e onde seria o jardim Éden.

Ao plagiar essas lendas Sumérias, os Hebreus  remontaram a estória, transformando Enlil em Jeová, e Enkidu em Satanás.


Renan Nassif________©

Referências e Fontes

 A bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. Cap. 1-9.
BÍBLIA, V. T. Gênesis. Português. A bíblia de Jerusalém. Tradução Theodoro Henrique Maurer Jr.. São Paulo: Edições Paulinas, 1985. Cap. 1-9.
BOUZON, Emanuel. Ensaios babilônicos: sociedade, economia e cultura na Babilônia pré-cristã. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
CHARPIN, Dominique. El mundo de la biblia: Mesopotamia y la biblia. Valencia: EDICEP, 1984.
CHARTIER, Roger. Textos, impressão, leituras. In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. The Bible Unearthed. Archaeology's New Vision of Ancient Israel and the Origin of Its Sacred Texts. New York: The Free Press, 2001.
GRELOT, P. Homem quem és? São Paulo: Edições Paulinas, 1980.
SANDARS, N. K. A epopéia de Gilgamesh. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ZILBERMAN, Regina. Nos princípios da epopéia: Gilgamesh. In: BAKOS, Margaret Marchiori; POZZER, Katia Maria Paim. JORNADA DE ESTUDOS DO ORIENTE ANTIGO: LÍNGUAS ESCRITAS E IMAGINÁRIAS, 3., 1997, Porto Alegre. Anais ... trabalho 4. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

domingo, 18 de junho de 2017

O Rebanho



É interessante olhar um rebanho, o pastor o conduz para onde ele deseja, mesmo que seja para um pasto bom ou para um precipício.
O rebanho fica ali pastando e passeando tranquilamente pelo campo, mas não consegue perceber, que a hora triste de cada um vai chegar.
É, aos poucos uma a uma das ovelhas são separadas do rebanho, para serem tosqueadas ou mortas.
E pasme, o rebanho continua lá aos mandos do "bom pastor".

Assim mesmo acontece com a religião, os pastores são os líderes, Rabinos, Padres, Pastores...Etc.
 E as ovelhas são os fiéis.
O pasto é a Bíblia e as mentiras sobre bênçãos e esperanças.
Sofrem lavagem cerebral, hipnose, sugestionamento, e se "alimentam" daquilo e se tornam seres impensantes, irracionais, guiados a fazerem tudo oque o "mestre" mandar.
Como a lã tosqueada da ovelha, é seu dinheiro e os bens retirados, e o abate da ovelha é a morte da liberdade do fíel.

Renan Nassif________©




Sob a luz do luar
Representando teus sonhos
Cabelos soltos ao ar
Desviando dos escombros
A vida passa na mente
Como um filme de romance
Um sorriso e um beijo ardente
Corpo lindo e insinuante
Então tu chegas a mim
Com seus olhos marejados
E eu me agarro a ti
Somos amantes amados.
Renan Nassif________©


Preciso De Ti



A cada manhã que acordo,
Preciso de ti,
Quando me lembro da sua voz,
Preciso de ti,
Quando faço ao natural e não te forço,
Preciso de ti,
Pois tu me faz capaz, e sempre posso,
Preciso de ti,
A cada tarde, noite, longe ou perto,
Preciso de ti,
Para que faças dos meus dias,
Cada um deles, o melhor e o mais belo,
Preciso de ti.
Pois teu amor me dá forças,
Preciso de ti,
Da tua risada... e teu grito de amor,
Preciso de ti,
Hoje, amanhã e para a eternidade.
Preciso de ti,
Pois se na vida há incertezas,
Tu és para mim... Minha linda e única,

Verdade.

Simplesmente, preciso de ti.

Renan Nassif_________©





Sou ateu...

Eu não tenho absolutamente nada contra a pessoa professar sua fé, expressar sua opinião e sua crença... E se por acaso, essa pessoa for religiosa, e ter uma boa conduta de vida, ser altruísta e gente boa, ótimo !
Desde que não venha me encher o saco, querendo me converter, vir me convidar pra ir na igreja, ou seja lá onde for que ele congrega e cultua suas divindades.
Eu tenho argumentos diferentes, não acredito em seres divinos, não acredito na Bíblia, Alcorão, Torá, e etc...
Caso queiram debater, não tem problema, minha heresia é fundamentada na Ciência, Antropologia e Filosofia.
Não acredito no Criacionismo, acho uma grande besteira e Folclore de pessoas ignorantes da Idade do Bronze.
Sou mais propenço a crer que as tais "divindades", foram extra terrestres do passado, que passaram o conhecimento para os seres humanos primitivos.

Deus não existe, Jesus não fez milagres, religiões existem para controlar a sociedade.

Gosto do Humanismo.

Bom domingo !

Renan Nassif_________©

As Sete Maravilhas



Numa escola grega antiga, o mestre explica aos seus aprendizes : - Meus caros pupilos, como estava a dizer, as sete maravilhas do mundo são:

* A Grande Pirâmide de Gizé

* Jardins Suspensos da
 Babilônia

* Estátua de Zeus em Olímpia

* O Templo de Ártemis em Éfeso

* Mausoléu de Halicarnasso

* Colosso de Rodes

* Farol de Alexandria

Os aprendizes, anotavam em seus papiros, estavam interessados e satisfeitos em ouvir oque o seu mestre lhes ensinava, exceto um deles, que de cabeça baixa,  escrevia sem prestar atenção no mestre.
Foi quando o mestre reparou e lhe foi perguntar : - Oque houve meu rapaz, não gostou de saber quais são as Sete Maravilhas do mundo ?

O pupilo com brilho nos olhos, responde ao mestre: - Mestre, sim, gostei muito de saber quais são as Sete Maravilhas, mas estou um pouco chateado, pois para mim, as Sete Maravilhas são outras.

Então o mestre, intrigado, lhe diz: - Interessante meu rapaz, conte-nos quais são as Sete Maravilhas Do Mundo, para você, quem sabe não podemos ajudar ?

 O pupilo se levanta e diz: - Mestre, para mim existem tantas maravilhas no mundo, mas anotei aquelas que mais me agradam, são elas:  - 1- Poder viver, 2 - poder ver, 3- poder ouvir, 4- poder tocar, 5- poder sentir, 6- poder sorrir e sobre tudo... 7- poder amar.

O mestre, com semblante emocionado, deixa uma lágrima escorrer pelo canto do olho, e diz: -Essas Maravilhas que disse, são mais lindas, do que, as que eu mencionei, parabéns !

Fonte: (Texto adaptado de um vídeo, que recebi no Whatsapp)


Renan Nassif___________©

REI SALOMÃO: UNGIDO POR DEUS OU CONSAGRADO POR DEMÔNIOS?



filho do Rei David com Bate-Seba,tornou-se no terceiro rei de Israel (reino ainda unificado) e reinou durante quarenta anos...O nome Salomão ou Shlomô,que em hebraico deriva da raiz Shalon,que significa “paz”,tem o significado de “Pacifico”.
Foi adicionalmente chamado de Jedidias pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa “Amado de IHVH  e ou em português de Jeová”. (II Samuel 12:24, 25)Foi ele quem ordenou a construção do Templo de Jerusalém,também conhecido como o Templo de Salomão...Salomão notabilizou-se pela sua grande sabedoria,prosperidade e riquezas abundantes,bem como um longo reinado sem guerras... Salomão sucedeu a seu pai, David,no trono de Israel,em cerca de 997 a. C...Depois de guiar o seu povo com grande sabedoria,e depois de construir o grande Templo de Jerusalém,do qual nos dias de hoje resta apenas um muro,chamado : ("Muro das lamentações"),Salomão foi um grande praticante de magia negra.Há relatos que indicam que Salomão ,no seu tempo,teria sido o rei mais rico á face da terra e que,ainda hoje e em termos comparativos,seria muito mais rico e poderoso que qualquer chefe de estado existente...

Há quem afirme que a sua enorme fortuna advém do poder de Deus,enquanto que outros defendem que advém do seu profundo conhecimento de Magia Negra e Demoniologia,sendo que teria sido do controle sobre os demónios,que Salomão ganhou a sua incomensurável riqueza.O Rei Salomão prestou culto e praticou artes magicas ligadas a Deuses que mais tarde vieram a ser classificados como demónios,tais como os Astarote (Dos Sidônios), Moloque (dos Amonitas),e Camós (dos moabitas),aos quais edificou Altares e Santuários no Monte das Oliveiras. (I Reis 11:1,2; Neemias 13:26) Salomão prestou culto e praticou artes magicas relacionadas com Astarte,uma Deusa reconhecida pelos Fenícios,Sidónios,Sumérios,Acádios,e mesmo egípcios e gregos.Os seus rituais desta deusa a que Salomão cedeu a sua devoção e artes de magia,eram multiplos,passando por ofertas corporais de teor sexual,libações,e também a adoração das suas imagens ou ídolos...O seu principal culto ocorria no equinócio da primavera e era altura de grandes celebrações à fertilidade e sexualidade.A sexualidade e o erotismo ligados á pratica do seu culto fazia dela uma deusa muito adorada entre os povos da altura, e o rei Salomão acabou por adorar esta deusa (1Reis 11:15)...

Contrariando o seu Deus,Jeová.

Por Renan Nassif © 09/06/2016


NASA - Anuncia Lançamento de Espaçonave



O Lançamento da Sonda Espacial Parker Solar Probe, que tem o nome em homenagem ao Astrofísico Eugene Parker, será lançada para orbitar a estrela mais próxima do nosso planeta, o Sol. Deverá orbitá-lo numa distância de 7 milhões de quilômetros, distância mais próxima que uma espaçonave chegará do Sol. Terá um escudo protetor, composto de carbono, para que resista, à altas temperaturas de 2.000 graus Fahrenheit, e assim manter a temperatura ambiente nos mecanismos internos.
Seu lançamento segundo a Agência Espacial Norte-Americana, será entre julho e agosto de 2018, o objetivo da espaçonave, é colher informações importantes sobre o funcionamento do Sol e seus eventos, proporcionando melhor entendimento, sobre as tempestades solares, e suas descargas de matéria carregada,  que podem danificar satélites na órbita terrestre, até mesmo causar prejuízo de bilhões de dólares, danificando redes de distribuição de energia e comunicações  do nosso planeta.
Entender porquê  a atmosfera solar, é 300 vezes mais quente do que sua superfície.
Além de poder colher  mais  informações importantes da nossa querida estrela mãe.

Renan Nassif_________©

Dom Quixote

Dom Quixote

Fidalgo em decadência,
Magro, alto, em gestos de imponência...
Arruma uma armadura, e se torna um herói,
Monta um pangaré, por nome Rocinante,
Em seu delírio um garanhão, daqueles importantes.
Sancho Pança, seu fiél escudeiro...
Conheces os delírios de seu amo,
Mas respeita os mesmos,
O herói Dom Quixote, também tem seu amor...
Sua princesa Dulcinéia de Toboso,
Que estória bonita...
De um herói meio louco,
De certo, figuras apaixonantes,
Um conto imortal...

De Miguel de Cervantes.

Renan Nassif___________©

Eu sempre fui herege, é sério



Quando eu ia na Igreja Católica, eu ficava rindo das rezas, Pai Nosso, Ave Maria... Aquele Terço, é muito chato, eu ficava pensando: "Será que Deus é tão idiota e burro, que precisa ouvir trocentas vezes a mesma ladainha !?"
Depois, tive umas andanças em igrejas evangélicas, nossa, foi assustador !
Eu fui convidado por uns amigos crentes a conhecer uma igreja da Assembléia de Deus, estava lá sentado e começou as músicas e louvores, até aí tudo bem... Mas quando pararam com as músicas, entrou em cena o Pastor, o cara falava versículos, e gritava, os alto falantes pareciam que iam explodir a qualquer momento, juntamente com meus tímpanos, atacados covardemente, por aquelas palavras bradadas ao desespero !
Ele fazia gestos rápidos e dizia: - Irmãos !  Deus sabe do teu coração, e tu não está e nem veio aqui atôa, aqui é a casa do Senhor, e aqui receberá a tua bênção, a cura para todos os males e armadilhas do Demônio !

Mandava os fiéis fecharem os olhos, e entonarem os louvores, como eu não sabia, fiquei olhando.
Percebi que aquelas músicas, e ele falando ao fundo, era uma espécie de lavagem cerebral, e sugestionamento...
Ele dizia: - Fechem seus olhos, o Espírito Santo está aqui, sintam o calor do Espírito Santo de Deus, ele está envolvendo você, te cobrindo de glórias, retirando tua dor, sinta a leveza e o poder do fogo de Deus! Glórias Aleluias!
Queima ! Queima ! Vai queeeeimandoooo todo espírito de doença, de derrota... Óh Jesus, nós pedimos perdão, por nossos pecados, por nossas falhas e entragamo-nos a ti nossas fraquezas !

Eu achei até bonito sabe ?

Mas entendi, que quando ele falava aquelas palavras e o louvor nas caixas de som, era como estar hipnotizando as pessoas, e elas começavam a pular, e falar línguas estranhas, só oque entendia era os : "Glórias e Alelúias", que os fíeis empolgados gritavam !
E eu ali no meio, me sentindo perdido, eu pensava: "Sim, isso sim é uma hipnose e sugestionamento, as pessoas são realmente como ovelhas... E o Pastor um Lobo.

No final do culto, ele disse: "Todas as Prostitutas, Ladrões, Viciados, Gays, Cachaceiros, venham até aqui, no Altar do Deus Todo Poderoso, e Aceite a Jesus !"

Eu fiquei apreensivo, imagine, se eu levantasse e fosse,  seria julgado como sendo oque ele chamou para ir... E o mais curioso, é que duas mulheres se levantaram e foram, depois mais um homem, e mais 3... Vão me desculpar, mas pelo oque o pastor chamou, fiquei imaginando, as duas mulheres devem ser piranhas, o homem que levantou ladrão, e os três tem cara de cachaceiro.

E depois desse culto, não entrei mais em uma igreja evangélica.

Renan Nassif___________©


DA CATÁSTROFE À BELEZA DA VIDA



Uma estrela vive milhões de anos.
Mas em seus últimos estágios de vida...
Causa espanto e beleza.
Ela simplesmente se explode se tornando uma Super Nova.
Expulsando 90% da massa da sua progenitora para fora.
A Super Nova espalha uma luz tão forte quanto uma galáxia, em pouco tempo.
Dividindo e concentrando matérias, criando metais pesados.
Todos os materiais, substâncias para sustentar o drama da vida, são advindas dessa explosão.
A poeira estelar, condensa-se e torna-se planetas. Que absorvem suas substâncias.
Mas antes que morra a Super Nova ainda tem seu drama particular, na sua agonia, não sustenta sua própria densidade gravitacional, e com a circunferência  de 15 mil quilômetros, começa a se fundir nela mesma é uma estrela de neutrôns, e se sucumbe numa explosão.
Distorcendo o Espaço Tempo, e a gravidade em sua volta e se torna enfim, um Buraco Negro.
Ele com uma fome fugaz e incessante, suga toda a matéria que está ao seu alcance, nem mesmo a Luz escapa dele... E uma vez no seu Horizonte de Eventos, nunca mais sairá dele.

Renan Nassif___________©

Para você


Meu amor fique tranquila
Que eu já sei me comportar
Eu não vou mais pra balada
Nem tomo todas no bar
Eu fico em casa tranquilo
Esperando tu chegar

Você sabe minha princesa
Que eu sou um homem sincero
Cabra macho de palavra
Que gosta de andar correto
Pois é só tu que eu vejo
E para as outras eu sou cego

Meu compromisso contigo
É algo sério pra valer
Nosso amor é muito lindo
E eu faço por merecer
Minha vida e meu amor
Eu só dedico é pra você

Quando fecho os meus olhos
É sua imagem que eu vejo
Agarrada em meu pescoço
Me dando um monte de beijo
Te pego pela cintura
E te trago para o meu peito





<3 p="" s=""><3 p="" s=""> Todos os direitos reservados.

Renan Nassif_________©

<3 p="" s="">
<3 p="" s="">

Nikola Tesla - O Inventor da Modernidade



Considerado um dos inventores da modernidade, Nikola Tesla morria no dia 07 de janeiro  do ano de 1943, em Nova York. Nascido em 10 de julho de 1856, em Smiljan, no então império Austríaco (hoje Croácia), ele deixou sua marca nos campos da engenharia mecânica e elétrica.
Tesla ficou conhecido por suas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo, no fim do século XIX e início do século XX. Suas patentes e seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alternada (AC), assim como os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC. Tesla contribuiu em diferentes níveis nas áreas da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, expansão da balística, física nuclear e física teórica.
Em 1884, Tesla se mudou para os EUA, onde obteve fama e se tornou um dos cientistas mais conhecidos do país. Contudo, ele possuía uma personalidade muito excêntrica - com manias e fobias - e também defendia ideias controversas. Acabou no ostracismo e era visto como um cientista louco. Também nunca se casou ou se preocupou muito com o seu dinheiro. Morreu pobre, aos 86 anos. Em sua homenagem, no ano de 1960, foi criado o "tesla", uma unidade do Sistema Internacional que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução magnética (geralmente conhecida como campo magnético "B"). A cratera Tesla no lado mais distante da Lua e o planeta menor 2244 Tesla foram também nomeados em sua honra.
         

A Rainha Das Deusas



Tua maravilhosa graça,
A cheia de vida,
És bendita onde passas,
Das rosas, a mais bonita,
Sua leveza, bem feita e hipnótica,
Parece levitar ao andar...
Vemos nuvéns aos seus pés,
Ou seria, uma ilusão de ótica ?
Num gracejo, que me faz amar,
Parece uma santa...
Em seu jardim, a regar,
Bondosa em tudo,
Exala esperança,
Seu brilho ilumina,
Com olhar de criança,
Os recantos mais escuros,
Tão bela,
A mais linda do mundo

A MULHER NO CICLO DA BORRACHA



Durante o auge da Borracha na Amazônia (1890-1920), haviam os seringalistas, os chamados coronéis do barranco, nas cidades mais ricas da região, Manaus - AM e Belém - PA.
Eles eram patriarcais, tradicionalistas na sociedade, mas escondiam debaixo do pano as sujeiras, como a escravidão sexual, e vendas de mulheres vindas da Europa, muitas da França, Polônia, e países onde o anti-semitismo era presente... Eram cobiçadas por sua pele branca, olhos claros e traços europeus, diferente das mulheres da região.
Essas mulheres eram submetidas às mais variadas opressões e à todo tipo de humilhação, por que estavam fugindo da perseguição em seu país de origem, não tinham meios de vida, até mesmo em alguns casos, maridos eram seus cafetões.
E negociavam as chamadas Polacas.
Eram objeto de desejo dos ricos, disputadas em leilões nos grandes e luxuosos palacetes e salões de Belém.

            <===================>

O Ciclo da borracha durou pouco, e com o declínio industrial, houve um empobrecimento na Região Norte do País... Hoje famílias tradicionais, escondem esse passado sombrio.

" Os coronéis de barranco vibravam com as polacas e francesas, mas as senhoras de respeito eram guardadas nos palacetes, cercadas de criadas e ocupadas em afazeres mesquinhos, como em 1820.  Numa sociedade carente de mulheres, também o sexo seria um privilégio. A presença feminina no seringal era rara e quase sempre em sua mais lamentável versão. Para os seringueiros isolados na floresta e presos a um trabalho rotineiro, geralmente homens entre vinte e trinta anos, portanto, premidos pelas exigências de seu vigor, a contrapartida feminina chegava sob a forma degradante da prostituição. Mulheres velhas, doentes, em número tão pequeno que mal chegavam para todos os homens, eram comercializadas a preço aviltante. Enquanto o coronel podia contar com as perfumadas cocottes, além de suas esposas, o seringueiro era obrigado a optar pela sexualidade de homens confinados.

Essa penosa contradição legou uma mentalidade utilitarista em relação à mulher. Na sociedade tribal amazônica, a mulher estava integrada sob diversas formas de submissão. Com o extrativismo da borracha, em que a procura era maior que a oferta, ela seria transformada em bem de luxo, objeto de alto valor, um item precioso na lista de mercadorias, uma mobília.

A sociedade do látex torna-se ia uma sociedade falocrata, que daria à mulher uma utilização tão aberrante quanto a forma de explorar a força de trabalho do seringueiro. Adornaram sua terra exótica com a venerável cultura europeia, mas não admitiam uma mulher como pessoa. Mulheres e Victor Hugo estavam no mesmo carregamento, como o parnasianismo parecia constar da mesma lista de panacéias contra a gonorreia ".

(SOUZA, Márcio. Breve história da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994. p. 138 - 139)

Renan Nassif__________©
---------------------------------------------------------------

Mulher sendo leiloada Créditos imagem: Belém Antiga

sábado, 17 de junho de 2017

MORRERAM DE TANTO DANÇAR


A Epidemia de dança de 1518 foi um caso de dançomania ocorrido em Estrasburgo, França (então parte do Sacro Império Romano-Germânico) em julho de 1518. Diversas pessoas dançaram sem descanso por dias a fio e, no período de aproximadamente um mês, a maioria caiu morta em consequência de ataques cardíacos, derrames ou exaustão.

Começou com uma mulher dançando na rua de Estrasburgo, com passos frenéticos, por nome de Frau Troffea, sem motivo aparente, simplesmente começou dançar e não parou, um, dois, quatro dias, uma semana... Foi aí que chegaram mais 34 pessoas, que foram se juntando e começando a dança bizarra, a dançomania, no período de um mês, já tinha 400 adeptos do ballet mortal.
E grande parte deles morreram de ataques cardíacos derrame cerebral e fadiga.

Autoridades chamaram o conselho de médicos, que logo descartaram algo sobrenatural, e astrológico... E deram o diagnóstico de "Doença Natural" e "Sangue Quente".
E como naquela época os médicos usavam a "Sangria" para tudo, dessa vez fizeram diferente, pois as autoridades, decidiram combater a dança coletiva com mais dança ainda, abriram mais dois salões, montaram um palco, colocaram músicos e o forrobodó rolou dia e noite ! E aquele povo dançou mais ainda...
Levaram outros tantos para um santuário para então, tentar curá-los, e logicamente, não adiantou.
 Mas o fim foi repentino, as pessoas começaram a parar de dançar e irem para suas casas.
Assim como começaram... No fim da Idade Média, as pessoas eram controladas pela Igreja Católica, e acreditavam que uma maldição estava sobre elas.

Segundo o historiador John Waller, o medo e a angústia eram gerais na população mais pobre, que acreditava em qualquer rumor místico. Além disso, a maldição do santo já era bem conhecida na Europa. "Que são Vito venha para você" ou "que Deus lhe dê são Vito" eram maldições conhecidas na época.

Mas tudo Isso ao meu ver, não passou de Histeria Coletiva, crendices populares, sugestionamento, exatamente como acontece hoje em dia em alguns grupos religiosos... E entre jovens em escolas.

Renan Nassif ©

 --------------------------------------------------------------

Gravura de Henricus Hondius sobre esboço de Pieter Brueghel, o Velho, que testemunhou um caso de praga de dança em 1564. Na imagem, três mulheres vítimas são socorridas por homens

PALAVRAS





As palavras têm poder, para mudar o mundo,
Elas podem ser sutis, ou levar ao abismo profundo,
As palavras são verdades, mas também são as mentiras,
Elas, por vezes, salvam ou acabam com uma vida,
As palavras não respeitam, tampouco têm pudor,
Elas causam muitas intrigas,
Ou fazem surgir um lindo amor,
As palavras são as armas, para quem as sabem usar,
Mas também são um veneno, quando ditas sem pensar,
As palavras são de amor, de tristeza, ou felicidade...
Ou um grito mudo que ecoa, pela infinita eternidade,
As palavras são vivas, elas dão nome a tudo,
Fazem de uma derrota, se tornar um grande triunfo,
As palavras são veículos, que levam passageiros,
Passageiros de carona, chamados de sentimentos,
As palavras me divertem, eu até brinco com elas !
Mas é bom tomar cuidado, se mal faladas, surgem guerras.
Eu adoro as palavras, elas mostram minha essência...
Enriquecem minha fala e me aumentam a inteligência.
Eu sou tudo e não sou nada,
sou um Ser ou apenas...

Uma Simples, Palavra.

Renan Nassif__________©

BERNARDO GUI - O PIOR INQUISIDOR DA IGREJA CATÓLICA

Bernardo Gui - (1261 ou 1262 — 30 de Dezembro de 1331) - Royères, França

Foi um inquisidor da Ordem Dominicana, que atuou na Baixa Idade Média durante a Inquisição medieval. Bernardo Gui, que inclusive foi bispo de Lodève e um dos escritores mais prolíficos de seu tempo. Poderoso,  influente em sua época, passou a ser um dos nomes mais temidos, odiados e respeitados, dentro e fora da Igreja, porquê também defendia seus ideais com ferrenha voracidade e violência, inquirindo contra os condenados por Heresia, com métodos variados de torturas, com as bênçãos do Papa Clemente V, entre 1307 e 1323. Sob seu júri, corpos ardiam sobre a fogueira ardente, enquanto outras pessoas eram torturadas, nas mais dolorosas formas de castigos... Com toda a certeza, Bernardo Gui, foi o mais cruel, desumano e maldoso Inquisidor da Igreja Católica.

Deixou escrita sua Obra:

Liber Sententiarum Inquisitionis ("Livro das Sentenças da Inquisição"): espécie de "manual do inquisidor", onde era ensinado como obter confissões de suspeitos, através dos mais variados e cruéis métodos de torturas.

No livro, O Nome da Rosa,  de Umberto Eco, retrata Bernardo Gui, como um dos personagens da história... E, em 1986, o filme com o mesmo nome, trouxe o personagem nefasto, interpretado pelo ator F. Murray Abraham.

Renan Nassif_________©


COMO SURGIRAM OS HUMANOS



Evolução ?

Criação por um Ser Divino ?

Por Renan Nassif

As três perguntas mais importantes e básicas do ser humano são:

"De onde viemos?

"Porque existimos?"

"E para onde vamos?"

Respondendo a primeira delas:

"De onde viemos ?"

Nosso planeta está repleto de vidas, animais e seres vivos, e um, em especial o Humano, um Ser que está acima das outras espécies, no âmbito intelectual, cognitivo, inteligência e raciocínio.
Possuem um Gene, que os separam de qualquer ser vivo da Terra, como o Gene Foxp2, responsável por dar as condições da fala... Habilidade pura e exclusiva humana... Darwin, em seus Livros, disse: "As espécies evoluem de acordo com suas necessidades"
Mas não explica, como os Seres Humanos ganharam a capacidade Cerebral há cerca de 50 mil anos atrás, tampouco, explica o fato do "Big Bang Cerebral", que foi o crescimento do cerébro, com suas habilidades mentais, diferenciando o Humano, do Hominídeo, Australopitecos, Neandertal, Homoerectum, e outros seres primitivos...
Nas civilizações antigas, como a Suméria, da antiga Mesopotâmia, atual Iraque, existe o relato em escritas conêiformes, nas Tábuas de argila,  a Epopéia de Gilgamesh, e os Anunnaki (Povo Descido do Céu) que ao chegarem ao nosso Planeta, fizeram experiências com o DNA dos Annunaki com os seres primatas hominídeos, e manipularam o DNA para conceber um ser "superior" aos outros animais, e assim surgiu os humanos. No Egito Antigo, acreditavam, que eram descendentes de Deuses, que vieram das Estrelas, particularmente, da Constelação de Orion, tanto que sua astronomia era muito avançada para a época, a matemática, engenharia, as três pirâmides do Egito, estão alinhadas com as três constelações do cinturão de Orion, vale observar, que a grande pirâmide de Gizé, está situada exatamente, no centro de massa da Terra. Inclusive, na América do Sul com os Incas e Maias, que eram civilizações avançadas, com incríveis conhecimentos, sobre Astronomia, Matemática e Engenharia...

Todas essas civilizações antigas, atribuem como fonte de Conhecimento, os "Deuses" que vieram das estrelas, e passaram-lhes tais ensinamentos tecnológicos avançados.
Em lendas, e foclores hebreus, dizem que vieram anjos alados, com luzes mais brilhantes do que o Sol, que faziam tremer a terra, quando pousavam.
Ao meu entender isso relata naves espaciais.

E sou propenço a crer, que não foi um Deus que nos criou, e sim somos parte de uma Experiência científica de manipulação genética, feita por Alienígenas !
E que os diversos seres primitivos, de que a ciência, diz ser nossos ancestrais,na verdade, foram esboços de experiências anteriores,até chegar na complexidade do Ser Humano.
E respondendo a segunda pergunta: "Porque existimos?"

É porque precisamos evoluir como espécie... E conquistar a realização plena da existência.

E respondendo a terceira pergunta: "Para onde vamos?"

Vamos para onde quisermos ir, e pudermos ir, físicamente, explorando a imensidão do universo, povoar planetas habitáveis, e expandir nosso conhecimento e perpetuar nossa espécie em outros mundos... Assim como nossos antepassados
alienígenas fizeram.

Transeuntes

Transeuntes

Eles vêm e vão, num fluxo permanente,
Andam para lá e para cá,
Seus pensamentos e planos,
Ou pouca coisa em mente,
Outros entregam, uns irão buscar.
Estranhos, num passeio apressado,
Fone em ouvidos, alguns de bermudas,
Tantos  mais  de casacos.
Caminham indo ao encontro das coisas deles,
Cada um com seu objetivo...
Uns querem drogas, outros grana,
Ou quiçá, um simples abrigo.
Cidade grande, gente estressada !
Saltando divisória do cimento da calçada,
Com raiva, agonia, tristeza, felicidade...
Estampada em cada  cara.
Povo sofrido, percorre grandes distâncias,
Simplesmente por buscar seu meio de sobrevivência,
Eles também têm sonhos,
Mas a realidade atravessa-lhes,
Sem nenhuma coerência.
De tanta pressa, esbarra num  deles,
Uma trombada estratégica,
E lá se foi, mais um celular,
Ou carteira que estava no bolso daquele.
Uns andam vendendo, outros andam pedindo.
E quantos andam bebendo ?
Tem transeunte que parece fixo...
Repare aquele, que usa um livro,
Da estória do homem do crucifixo,
Um movimento poluído, gritaria, xingamentos, pontas de cigarros jogadas ao chão,
Cadeirantes, pedestres,
Ainda, as vezes ciclistas,
Uns invadem o espaço dos outros,
Maior confusão.

Renan Nassif________________©

A Bizarra Estória de Sodoma e Gomorra - Ló e Suas Filhas

Para o deus dos judeus, todo povo que cultuava e adorava outras divindades, tinham costumes e culturas diferentes, mereciam perecer, ter...