quarta-feira, 26 de julho de 2017

A Verdade Sobre O Santo Sudário

Para os crentes, o pano de linho surrado, com marcas que indicam ser uma mortalha usada para envolver o corpo de Jesus, para os céticos e cientistas, apenas uma simulação bem elaborada.

Um dos primeiros documentos que mencionam o "Santo Sudário", foi acarta enviada pelo bispo francês Pierre d’Arcis ao papa Urbano VI em 1389... Contava que o linho foi pintado a pena. Por aproximadamente  500 anos, foi declarado que o sudário não passava de mais fraude.
Porém em 1898, no negativo do fotógrafo italiano Secondo Pia, que tirou uma foto da relíquia, aparecia claramente o corpo bem definido no pano, oque voltou a levantar polêmica.
Já em 1978, a Igreja Católica submeteu seu tesouro ao teste que precisaria sua idade, o teste do carbono 14 – realizada pela Universidade de Oxford, pelo Instituto Politécnico de Zurique e pela Universidade do Arizona. O resultado não oferecia dúvidas: o linho foi feito entre 1260 e 1390.
Inclusive o físico inglês Toddy Hall, da Oxford, endossa o argumento de que o sudário é uma simulação e o pano não tem a mínima chance de ser da época de Cristo. Diz ele: “É uma criação muito bem elaborada ou um pano usado num funeral da Idade Média”.
O Sudário trata-se de farsa medieval, como indica o teste da idade. Uma fraude que foi quase que perfeitamente orquestrada. Os estudos mostraram que as marcas dos ferimentos pelos pregos são na altura dos pulsos – se os pregos estivessem na palma das mãos, como nos quadros que retratam a crucificação, a carne se rasgaria como bem menciona a perícia criminal e investigação forense nos  tempos atuais. Além de algumas substâncias invisíveis aos olhos nus, serem também encontradas no pano, como o líquido pleural, e secreções de ferimentos, que ninguém tinha noção no século 13 que existiam, contudo, não resta sombras de dúvidas, o sudário é uma farsa, alguém morreu na idade média para que a igreja forjasse essa relíquia, e  categoricamente não foi Jesus.


Renan Nassif__________©








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Bizarra Estória de Sodoma e Gomorra - Ló e Suas Filhas

Para o deus dos judeus, todo povo que cultuava e adorava outras divindades, tinham costumes e culturas diferentes, mereciam perecer, ter...